-
Arquitetos: Tham & Videgård Arkitekter
- Área: 140 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Åke E:son Lindman
-
Fabricantes: Hajom
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cenário é o arquipélago de Estocolmo, terreno natural levemente inclinado para o mar no sul, na maior parte aberto, com algumas árvores e arbustos. Diferente de outros projetos localizados em ilhas mais isoladas em que trabalhamos, sem acesso de carro a partir do continente, este local foi relativamente fácil de alcançar mesmo com transportes pesados. Isto, junto com o desejo do cliente por uma casa livre de manutenção, nos inspirou a procurar uma maneira de projetá-la como parte integrante da natureza, onde o peso do material e a escala de cores se conectasse à rocha de granito do arquipélago, ao invés de uma casa de campo de madeira leve. Os dois volumes da construção se localizam lado a lado e formam uma linha que define sua posição na paisagem, na fronteira onde a floresta se abre para a baía. Quando vista a partir do norte, a entrada se apresenta como uma abertura entre os edifícios, direcionando-se para a luz e a água. É um primeiro espaço externo protegido da chuva por uma cobertura de vidro inclinado.
O caráter do exterior da casa é derivado de vários telhados transversais de duas águas, conectados uns aos outros, e como botes em uma linha, formam uma longa fachada plissada. Isso proporciona uma sequência de espaços com alturas variadas no interior e cria ambientes na sala de estar que se estende por todo o comprimento do edifício principal. Com uma profundidade relativamente pequena e uma divisória deslizante contínua de vidro para o terraço, o espaço pode ser descrito como um nicho em relação à paisagem externa do arquipélago. Os pequenos espaços se localizam ao longo da fachada norte com acesso através de uma parede com portas deslizantes. São iluminados por claraboias que abrem e formam espaços menores inclinados no teto dentro do volume principal.
Terraço, pisos internos e fachadas são feitos de concreto exposto moldado in loco com formas de madeira compensada. O interior é pintado de branco com madeira em cinza. Uma sauna, um bloco separado de concreto com interior de madeira, oferece um lugar isolado, perto da praia e do cais.